Blog

  • 18 de novembro de 2020

Vale à pena ter livro de ocorrência?

Num condomínio, é necessário ter uma ferramenta para registrar reclamações, dúvidas, sugestões do que pode ajudar a melhorar no convívio dos moradores e na manutenção do prédio. Uma dessas ferramentas usadas até pouco tempo era o livro de ocorrência, mas ainda vale à pena usá-lo?

As vantagens de ter um livro são:

  • Tudo que o síndico precisa saber ficará registrado e de fácil acesso.
  • Além disso, o livro mostrará ao síndico se será necessário multar ou aplicar uma advertência.
  • Será mais fácil saber se o prédio necessita de alguma manutenção, das quais já falamos nesse post, confira!

Mesmo que tenha esses benefícios e facilidades, há também os pontos negativos:

  • O livro de ocorrência é algo que fica à disposição de todos do condomínio, ou seja, é público e isso pode ser algo desconfortável para os outros moradores e acabar criando intrigas.
  • Além disso, o livro passa a ocupar mais espaço no prédio, já que é um registro físico e no papel, que pode ser prejudicial para o meio-ambiente também.

Por conta desses pontos negativos, muitos síndicos recorrem, hoje, para meios digitais, como e-mails, grupos de WhatsApp ou outros sistemas para fazer esses registros. Por isso, talvez seja melhor recorrer à tecnologia, tanto pela facilidade de uso, quanto pela privacidade que irá proporcionar aos moradores e, também, pela economia de papel.

Qual ferramenta você usa para registrar reclamações, opiniões, sugestões, elogios e manter uma comunicação transparente com os seus condôminos? Conta aqui pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades