- 29 de outubro de 2020
Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: quais são as diferenças?
A manutenção predial, sem dúvidas, é uma das maiores preocupações de qualquer síndico. Existem três tipos de manutenções: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Todas, uma hora ou outra, irá aparecer na vida de um síndico e, por isso, iremos falar sobre elas hoje.
Manutenção Preventiva
É a mais famosa e a mais usada por todos, tanto em prédios, quanto em carros, por exemplo. A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, previne que um problema maior surja. Além de reparar um problema com antecedência, a manutenção preventiva é mais barata que uma manutenção corretiva e auxilia a evitar que ocorra um contratempo maior, como uma falta de água, por exemplo. É muito importante fazer a manutenção preventiva em equipamentos que são usados regularmente, como bombas elétricas, boias da caixa d’água… então, para evitar que algum problema ocorra com esses equipamentos, opte por fazer a manutenção preventiva.
Manutenção Preditiva
É a manutenção mais recente entre as três e a mais barata, porque não é preciso abrir o equipamento, por exemplo, para inspecionar. A manutenção preditiva faz uso de ultrassom, técnicas como avaliar a vibração e câmeras termográficas para avaliar se será necessário fazer um reparo futuramente.
Manutenção Corretiva
Por último, a manutenção corretiva. Além de mais cara entre as três manutenções, pode ser considerada, na maioria das vezes, uma manutenção de emergência, mas ela também pode ser feita ao observar que o aparelho está tendo falhas e pode vir a quebrar a qualquer momento. Por isso, existem duas manutenções corretivas: a manutenção corretiva não planejada e manutenção corretiva planejada.
- Manutenção corretiva não planejada: é feita quando o equipamento acaba tendo uma falha sem nenhum sinal prévio, deixando sem tempo para agendar uma manutenção e identificação do problema. Essa manutenção acaba tendo que ocorrer quando o equipamento fica completamente sem funcionamento.
- Manutenção corretiva planejada: ela é feita quando é observado com antemão que a máquina está apresentando falhas e pode, em breve, parar de funcionar completamente. Nessa manutenção, é possível fazer o agendamento do reparo.
Lembre-se: o síndico pode fazer manutenções corretivas apenas dando um aviso prévio a assembleia, mas em manutenções preventivas e preditivas é necessário ter uma aprovação da assembleia por quórum simples.
Conte pra gente o que você achou aqui nos comentários e compartilhe esse post com os seus amigos, para que mais pessoas saibam as diferenças entre essas manutenções!
Deixe um comentário