- 9 de fevereiro de 2021
eSocial: o que é?
Você já conhece o eSocial? Se não, está na hora de conhecer! A proposta do eSocial surgiu em 2014, com o objetivo de facilitar as burocracias relacionadas a documentações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de empresas. Além disso, o eSocial vem com a proposta de tornar a sonegação de impostos mais complicadas, garantindo que os processos sejam mais transparentes. Por ser totalmente digital, tudo acabou ficando ainda mais fácil, principalmente a parti de 2021, em que a plataforma do eSocial está passando por mudanças. A nova plataforma será chamada de “eSocial Simplificado”.
Os condomínios estão entre as empresas que precisam se regularizar no eSocial! Houve e haverá várias fases, nas quais, após as datas, tornam-se obrigatório os cadastros e envios de vários documentos. Confira quais são as fases:
Fase 1 (10/01/2019)
Os cadastros do empregador e pessoas físicas passaram a ser feitos;
Fase 2 (10/04/2019)
Nessa fase, passou a regularizar os dados dos trabalhadores e os vínculos com as empresas (eventos não periódicos);
Fase 3 (01/05/2021)
Envio da folha do pagamento. A GFIP foi substituída para recolher as contribuições previdenciárias e para o recolhimento do FGTS;
Fase 4 (10/01/2022)
Iniciará o envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador.
É muito importante atentar-se as datas e se regularizar o quanto antes, já que, caso a regularização não seja feita, as multas podem chegar até 180 mil reais!
Deixe um comentário